Método

Após passar por um teste psicológico inicial, o candidato responderá a um questionário abrangente sobre a sua vida.
O passo seguinte é participar de uma entrevista filmada na qual, além de ter avaliada suas reais condições de participar no grupo, ele recebe instruções para trabalhar com a gravação, buscando perceber analiticamente seu jeito, seus gestos, sua postura, e tudo o que ele perceber de si mesmo para uma tomada de consciência inicial dos seus padrões psíquicos e corporais. Disto resultará um relatório de comentários pessoais privilegiando os aspectos emocionais mais que os intelectuais da entrevista. Depois disso, o candidato estará apto para iniciar o trabalho do processo propriamente dito.
O processo tem uma base psicanalítica, já que compreendemos a formação do ego condicionado na vida parental. Contudo, tal como se deu na evolução das psicoterapias em geral, o trabalho integrou:

1) a abordagem pós-reichiana de análise das estruturas de caráter que atuam como mecanismos de defesa;
2) a visão sistêmica familiar que explicitou sentimentos adotados e lealdades ocultas da alma;
3) a percepção da vida subjetiva do indivíduo como um processo evolutivo-espiritual.

É um trabalho predominantemente vivencial em que serão utilizadas técnicas e dinâmicas de grupo, exercícios de análise bioenergética, core energetics, gestalterapia, constelações familiares e vivências induzidas.

 

O trabalho que realizamos tem a duração de três meses e meio. No início do processo, o candidato receberá um calendário detalhado, no qual estarão definidas todas as sessões.