Esse método psicoterapêutico busca, com suas técnicas, reintegrar o indivíduo/cliente nos seus aspectos mais fundamentais: seu corpo biológico e seu corpo psíquico (emocional, mental e espiritual).
Partimos da compreensão de que a história de uma pessoa está gravada na forma e no movimento do seu corpo (W. Reich). Isso significa que, além da reelaboração dos conteúdos psicológicos analisados em sessão, auxiliamos o cliente a se conectar mais rapidamente com sensações e sentimentos, através do seu corpo mobilizado por técnicas específicas de movimento e respiração. Isso permite que a pessoa experimente a mais profunda compreensão e integração do seu Ser.
A Análise Bioenergética busca, com o aumento da carga energética vital, ampliar a consciência do indivíduo para a expressão saudável dos seus sentimentos/emoções, não só pela catarse mas também pela autorregulação (A. Lowen).
A compreensão de que não somos somente um ego sofredor adaptado às formas culturais e sociais vigentes, que passa pela reconexão com as qualidades essenciais do seu Ser, é um potentíssimo recurso de transformação e cura (J. Pierrakos).
Ao mobilizarmos a energia vital para suavizar a armadura muscular de corpos excessivamente rígidos ou fragmentados, podemos auxiliar o cliente a se reconectar com o fluxo saudável de energia e assim restabelecer sua saúde psico-afetivo-corporal.