Depoimentos

Gislene Regina de Sousa

Ao longo destes 58 anos de vida, sempre busquei minha integração corpo, mente, espírito. Não conseguindo, venho lutando contra a depressão, ansiedade e compulsões há mais de vinte anos. Muitas dores profundas e perda da energia pra viver. 

Finalmente, encontrei aqui. Estou inteira, forte, corajosa e com a consciência muito ampliada. Eu me sinto enorme! Só não sou maior que minha gratidão. 

A amorosidade aliada a referências científicas sólidas fazem de Joana&Fausto uma entidade, uma instituição terapêutica indubitavelmente resolutiva. Estou perplexa com a contundência dos resultados. 

Joana&Fausto sigam plantando amor e esperança vida afora e colhendo isso cada vez mais, mantendo viva a convicção de que SIM, somos um mundo melhor se, com o amor verdadeiro, o alimentarmos. Gratidão eterna. 

Contato: giscapitani@hotmail.com 

Maria Clara Lima

Para mim o processo foi um mergulho profundo em mim mesma. Embora eu tenha feito terapia individual por 10 anos, jamais havia chegado no nível de consciência que adquiri ao longo do processo. Quando iniciei, estava ansiosa, triste e confusa, mas no processo experimentei um amor curativo e uma gratidão imensa, que ainda não conhecia. A partir das experiências que vivi nesses três meses e meio, pude me libertar e sentir novamente alegria em viver.

Por meio desse trabalho descobri quem eu sou, com todas as minhas capacidades e dificuldades. O processo foi só o começo. Sigo praticando o que aprendi, aprendendo com minhas falhas e comemorando minhas vitórias.

Sou profundamente agradecida aos que me acompanharam, acolheram, encorajaram e foram fundamentais nessa jornada. Gostaria que todos pudessem experimentar essa transformação maravilhosa, por isso recomendo sempre que tenho a oportunidade. Realmente foi um divisor de águas na minha vida. Espero que Joana e Fausto possam seguir por muito tempo com esse lindo trabalho que transforma a vida de tantas pessoas e espalha amor por esse mundo.

Contato: mariaclaraceub@gmail.com

Georgia Costa

No último dia do Processo tive a exata noção de que uma velha vida ficou para trás. Não que eu não houvesse percebido as mudanças que me ocorriam a cada sessão, a cada encontro transformador, pois as travessias eram por demais contundentes para passarem desapercebidas dentro – e fora- de mim. Houve uma luta! O que fica é a sensação nova de saber-me capaz de guiar-me pela vida de forma verdadeira. Viver o Processo é partilhar da energia emanada por seres humanos comprometidos com o propósito digno da nossa transformação para o bem, para a autoconsciência – para a felicidade através do amor, em suma. Sabe o que é olhar para as pessoas podendo sentir verdadeiro amor por elas, tendo descoberto o amor por si mesmo?

Contato: costa.georgia@protonmail.com

Paola Coelho

Cheguei no processo com muitas dúvidas de quem eu era, do que gostava, do que era bom para mim… passei uma vida inteira, 30 anos para ser mais exata, vivendo uma vida que me mandaram viver. Posso em algum momento, ter tido insigts que me ajudaram a não jogar fora pessoas e situações que foram e são preciosas para a minha vida, mas de maneira geral, vivi a vida dos outros, a vida que agradava aos outros. A vida que queriam para mim.

Agora, depois do meu processo de autoconhecimento, começo a me sentir como sou e gosto muito do que vejo. Começo a perceber que a minha intuição me leva para os caminhos mais Sagrados do meu viver. Começo a sentir que a vida que levo é possível de ser vivida em harmonia e em felicidade. Começo parar de só querer as conquistas, sem saborear as vitórias. Estou aprendendo a saborear cada segundo da minha vida, com os sabores que ela me permite e ser feliz com isso ou, simplesmente, aceitar.

Estou aprendendo a me amar, a encontrar meus caminhos, sem perguntar o que as pessoas acham ou deixam de achar. Sem me submeter às energias abusivas que sugavam meu viver. Estou aprendendo a me colocar em primeiro lugar, esse é um caminho que estou aprendendo a trilhar.

Agradeço a cada passante, a cada aluno da formação que me acompanhou nessa minha trajetória e a cada colega de egrégora que me ajuda diariamente a me levar para o caminho da cura, da autocura.

Obrigada por ajudarem a me reerguer, Joana e Fausto. Com vocês aprendi que a solidariedade e a compaixão, são virtudes da alma. Hoje, me sinto podendo andar com minhas próprias pernas, mas sempre sabendo que tenho na equipe de terapeutas do galpão um lugar seguro e amigo onde posso me congregar.

Contato: paolaprocesso@gmail.com

José Rodrigues Cavalcanti Neto

“Ao fazer o processo percebi que uma série de questões da minha vida estavam imersas num matagal. Sentia limitações, mas achava natural só vislumbrar alguns poucos caminhos. O processo ajudou a clarificar e ampliar os horizontes. Após esse difícil, mas maravilhoso trabalho, percebi que posso pavimentar novos caminhos para a minha vida. E tenho as melhores ferramentas para escolher qual caminho quero pavimentar. Gratidão pelas pessoas que me auxiliaram na descoberta do meu verdadeiro eu.”

Contato: zeneto@zeneto.arq.br

Tatiana Bevilacqua

O processo é muito mais do que eu podia imaginar. É de fato, como várias pessoas relatam, um divisor de águas. Não há como sair dessa experiência da mesma maneira que se entrou.

Vejo que me equivoquei quando pensei que, ao entrar no processo, automaticamente encontraria respostas. E, embora eu muitas vezes ansiasse por essas respostas, a beleza foi justamente esta: saber-me a única capaz de dizer a verdade que existe em mim.

Nesse sentido, as respostas que encontrei não estavam prontas esperando por mim; foram descobertas e vieram sempre de dentro. As ferramentas que me foram ensinadas para aprender a ouvir a mim mesma são as coisas mais preciosas que tenho. Quando confio no meu próprio poder de decisão, quando sei que eu tenho a resposta que eu preciso, posso ir nessa direção. Confiar na resposta interna é poder caminhar, é escapar da paralisia do medo.

Esse trabalho retirou minhas vendas e me lembrou que só isso não bastava: era preciso que eu abrisse os olhos. E tirei para mim justamente o aprendizado de que o crescimento só vem pelo esforço próprio. Que a responsabilidade por minha vida é exclusivamente minha. Vi, senti e vivenciei o meu poder de escolha entre ser ou não feliz.

Findo o processo, vejo diversos desafios pela frente. Há coisas que resolvi, que já se transformaram, e outras que não. Mas a transformação fundamental, a expansão da autoconsciência, se deu. E a partir daí sinto que posso promover qualquer outra mudança; agora eu posso me observar com honestidade e reconhecer meus padrões. O reconhecimento é, sem dúvida, o primeiro passo para qualquer transformação.      

Eu poderia escrever para sempre sobre diversos aspectos, mas em suma: o processo é um trabalho honesto, respeitoso e extremamente amoroso. Exige muita coragem e disponibilidade. Mas também proporciona muito prazer e divertimento, num ambiente de absoluta confiança. Joana e Fausto são dois terapeutas incríveis! Muito amor por eles, pelos passantes e pelos amigos de caminhada. Durante todo o processo terapêutico eu senti muita gratidão por estar ali e quando penso no que vivi, sinto de novo. O processo me comove, me enche de amor e de vontade de dançar.

Contato: tatianabebeagua@gmail.com

Lilian Angelotti Meira

Joana e Fausto! O processo acabou e dia a dia percebo as mudanças para o positivo em minha vida. Sou grata por tudo que aconteceu e percebo que ainda vem muita coisa boa pela frente. Minha transformação deu-se em vários aspectos: Sinto-me bem, leve, feliz, conectada, pertencente. Conquistei qualidade de vida! Durante o curso, não tinha noção dos benefícios, houve momentos nos quais duvidada, achava que não estava fazendo direito o que era proposto.  Mas agora, abriu espaço no dia e na mente, começo a enxergar e a desfrutar. Estou mais consciente! Só para dar um exemplo da qualidade de vida: Hoje teve operação de madrugada no trabalho e aquilo que sempre fora tenso; foi leve tranquilo.  Antes eu dormia o dia inteiro depois de uma madrugada dessa; hoje, descansei duas horinhas e estou na academia animadíssima. Eternamente grata a Joana ao Fausto, aos alunos, aos passantes maravilhosos, ao processo e a vida!

Contato: liloti@gmail.com

Tarciane Ramos

“Senti uma necessidade inexplicável de fazer o processo em um determinado momento da minha vida e hoje sei o quanto foi bom para mim seguir minha intuição dessa forma. Foi o primeiro passo para um caminho de redescoberta e de reencontro comigo mesma, com a minha essência e com a minha verdade. Com a ajuda dos terapeutas pude alcançar um outro nível de consciência e por isso serei eternamente grata a eles. Joana e Fausto são profissionais maravilhosos. Mais do que isso, são seres verdadeiramente humanos e que fazem um trabalho de puro amor. Por isso confio neles de olhos fechados! Gratidão à vida e a essas duas pessoas lindas e cheias de luz, que me proporcionaram essa experiência única.”

Contato: tarcianeramos@gmail.com

Igor Trigo

O processo para mim foi uma experiência incrível e sem dúvida nenhuma um divisor de águas na minha vida, um oportunidade única de renascer para uma nova existência de muita consciência, verdade, amor e liberdade.

Através desse processo, o que parecia impossível se torna possível, o que parecia tão longe fica tão perto. Um verdadeiro alimento para o intelecto, para o físico e, principalmente, para a alma.

Serei eternamente grato aos terapeutas Joana e Fausto por esse trabalho tão maravilhoso e surpreendente; também aos passantes, que tanto nos ajudam e ensinam com a verdadeira irmandade que se criou em nosso grupo.

Sinceramente recomendo a todos.

Contato: igortrigo@gmail.com

Cosette Castro

Depois de dois AVCs transitórios e uma vida de workaholic, eu queria e precisava mudar. Já tinha reduzido a carga de trabalho, estava pintando aquarela, cantando em coral e havia voltado à terapia.  Mas ainda faltava algo, mais além das pequenas parcelas de verdade que eu liberava na terapia.

Uma amiga me indicou o Processo, uma terapia de grupo intensiva de 14 semanas.  Decidi entrar de cabeça quando ela me disse que sua  vida poderia  ser dividida em antes e depois do Processo. Isso era muito forte e deveria ser especial. E foi.  Durante 3 meses e meio intensos vieram à tona questões escondidas no mais fundo do meu eu.

Hoje me sinto em paz. Responsabilizar-me sobre mim mesma, sem jogar a culpa nos outros é realmente transformador. Mas não é fácil. Nessa jornada intensa e cheia de energia contei com a ajuda dos (novos) amigos que também fizeram o  Processo e com o Fausto e a Joana, terapeutas que,  firme e amorosamente, colaboraram para que eu aprendesse a observar, vivenciar e compreender a mim mesma e aos outros, reconhecendo sentimentos e emoções.  Como o nome diz, é um Processo e segue pela vida a fora.

Contato: cosettecastro2012@gmail.com

Carolina Starling

Fazer o processo foi como receber uma segunda chance, uma página em branco onde eu pudesse reescrever os caminhos, mudar a rota, fazer escolhas de verdade para minha vida. Hoje, depois de quase dois anos do trabalho concluído, percebo melhor os frutos, que muitas vezes não vêm de imediato, ainda me sinto em transformação. As mudanças foram concretas (deixei de ter crises de pânico) e também sutis, me sinto hoje uma pessoa mais leve, segura e consciente. Só tenho a agradecer por essa oportunidade à Joana e Fausto que além de terapeutas são amigos queridos por quem tenho amor, respeito e admiração. Espero que muitas outras pessoas também sejam beneficiadas por esse trabalho profundo e transformador.

Contato: carolstarling84@yahoo.com

Gisele Valente

Quando busquei ajuda, eu tinha um motivo especifico, mas durante o processo descobri tantos motivos para resolver comigo mesma. É impressionante o tamanho e a profundidade da descoberta. Hoje me considero outra pessoa, renasci. Me sinto bem mais livre, tranquila e em paz. O processo tem um método, uma sequência de atividades que é fantástico. O trabalho em grupo é super enriquecedor, traz enormes benefícios, conhecimentos, descoberta de um problema oculto para você que se revela na experiência do outro, empatia e muita consciência. Um trabalho individual jamais alcançaria os resultados obtidos em grupo. A minha vida pessoal, profissional e social tiveram uma mudança significativa. Hoje me relaciono muito melhor com as pessoas, aprendi a ser eu mesma, a respeitar minhas vontades, decisões, limites e me aceitar e amar como eu realmente sou.

Não carrego mais peso nas costas, me sinto segura e confiante em minhas escolhas. Hoje consigo ter boas noites de sono e manter-me em equilíbrio. Meu relacionamento com a minha família e meu esposo melhoraram consideravelmente. Recomendo o processo a todas as pessoas que necessitam se conhecer melhor e que visem leveza em suas vidas. Só fazendo o processo para conhecerem tamanhos ganhos que poderão atingir. Vale cada centavo. Faria tudo novamente. Super recomendo. É incrível tamanha mudança em pouco mais de 3 meses. A Joana e o Fausto são pessoas extraordinárias, super capacitadas, e que me ajudaram a descobrir o meu melhor lado – o de dentro, e a partir da consciência do meu “eu”, tudo tem sido mais compreensível e muito mais suave em minha vida!

Contato: giselevalente@bb.com.br

Guilherme Borges

Antes de tudo gratidão. Falar sobre o processo traz em minha mente  uma pergunta feita pela Joana logo que nos conhecemos na entrevista: Qual a sua disposição em se transformar? O processo foi pra mim muito transformador. À partir dele algumas coisas que eu já tinha consciência e muitas outras das quais eu não tinha conhecimento puderam ser transformadas. Realmente eu consegui atravessar este ritual de passagem que é o processo e transformar toda a minha vida. Hoje eu me aceito e confio mais em mim mesmo. Sei do que sou capaz e estou tendo sucesso na minha vida. Vivi momentos únicos e fiz amigos pro resto da vida. Gratidão a todos que me ajudaram a ser quem eu sou hoje. Recomendo a todos que tiverem o interesse de se transformar, mudar de vida e viver bem!

Contato: guiantb@gmail.com

Janine Prestes Vargas

Minha alma pedia o processo fazia muito tempo e tenho no meu coração muita gratidão e alegria de finalmente ter feito essa experiência. O resultado destes 3 meses e meio de investimento espiritual foi um enorme resgate dos meus sentimentos, das minhas emoções e de um sentido de viver que estava me fazendo muita falta. O processo foi um despertar para o amor, aquele que é simples, fácil e sempre presente, e uma despedida de um estado inconsciente de estar vivendo no vazio e na superficialidade, com os quais eu poderia ter vivido minha vida inteira. Mas agora, com toda a certeza eu posso concluir que esse caminho de busca constante é o que vale a pena, e o único que me é verdadeiro. Com essa verdade eu agradeço a vocês Joana e Fausto pela amizade e pelo trabalho de amor, respeito e compaixão que fazem, amo vocês. E obrigada de coração ao meu grupo de colegas de processo e passantes, hoje meus amigos queridos, pelo amor e por simplesmente serem, vou levá-los comigo sempre!

Contato: janinepv@gmail.com

Ana Cristina Pimenta

“Cheguei ao Processo por meio da dor. Cansada de tanto sofrer, desejava mudar, começar uma nova vida, me libertar. Mergulhei fundo na experiência, guiada pelo amor comovente de Joana e Fausto, e percebi que, aos poucos, poderia voltar a me abrir para os outros, para o mundo. Mais importante: percebi que era uma pessoa que merecia ser feliz, amada, antes de tudo por mim mesma.  Durante o Processo, conheci pessoas maravilhosas, seres humanos amorosos, que também me ajudaram em tantas descobertas. Foi uma vivência riquíssima, cujos ensinamentos vou guardar para sempre, e aplicar na evolução da minha consciência.”

Ana Cristina Pimenta 38 anos jornalista Brasília-DF

Contato: anapimenta.brasilia@gmail.com

Leticia Mendonça

Só consegui chegar ao processo após um ano e meio de terapia com o Fausto, um dos monitores do processo. Chegamos à conclusão de que algumas questões minhas precisavam ser tratadas em um ambiente de grupo e de forma mais aprofundada. Tive medo a princípio e desisti de fazer da primeira vez, mas dentro de mim sabia que tinha de mudar e precisava de coragem. Acho que fiz o processo no momento certo para mim, sem esperar o momento perfeito, porque este não existe. Tinha medo de atravessar dores da alma e tinha medo até de descobrir que todos os meus “monstros” não eram tão sérios assim. O primeiro passo é o mais difícil e, uma vez vivido o processo, posso dizer que pude aprender a lidar com sentimentos de raiva, medo, dor, assim como de alegria e afeto, de forma muito mais construtiva, plena e real. O processo é uma caminhada, guiada com amor, profissionalismo e companheirismo, em direção às suas carências mais básicas e mais fortes, as quais acabam influenciando para o bem e para o mal (o seu mal) a sua vida adulta. Não é um milagre, pois você mais recebe quanto mais consegue se expor e despir-se, enfrentando o medo de ser “descoberta”. Sou uma pessoa muito mais realizada, mais mulher, feliz e mais apoderada da minha própria vida, porque fiz o processo. O processo me fez um ser humano melhor e agradeço a Fausto, Joana e meus companheiros de processo por esse gesto de amor e força.

Contato: leticia.mendonca@mda.gov.br

Idilyo Cardosi

Comecei a fazer terapia com a Joana por conta da minha garganta. Desde os 15 anos tive consecutivas crises de infecção de garganta. Acabei descobrindo que estas crises tinham razões psicossomáticas, por não conseguir me expressar. A Joana me propôs fazer o processo. No começo confesso que não me atraiu a ideia. Até que a Joana me passou o site e pediu para eu ler sobre o processo. Ao passar ao acaso pelos depoimentos, acabei vendo que o que era dito me atraia. Era aquilo que eu queria para mim. Fiz o processo. Enfrentei o lado escuro das minhas emoções, onde elas se escondiam e se tornavam doenças. Hoje, minha garganta é saudável. Hoje lido melhor com as minhas emoções.

Hoje consigo estar em harmonia comigo mesmo. Sinto e percebo as minhas sensações e emoções. Não quer dizer que sejam somente as boas emoções, mas agora conto com ferramentas para sair das coisas ruins quando elas eventualmente aparecem. Hoje evito conflitos, não por esconder as minhas emoções, mas sim sentindo-as realmente e me posicionando.

Contato: idilio.cardosi@gmail.com

Maria Creusa Mota

“O processo foi a experiência mais profunda e amorosa que tive na vida. Este trabalho possibilitou ressignificar todo meu passado; viabilizou um encontro comigo mesma e reascendeu o amor que todos temos dentro de nós. Fazer o Processo foi como nascer de novo. Hoje sinto-me mais consciente, mais centrada e, principalmente, mais amorosa comigo mesma e com meu próximo. Joana e Fausto são muito competentes e amorosos e, através do Processo, possibilitaram o resgate de meu verdadeiro Ser. Sinto-me imensamente abençoada por ter tido a chance de viver duas vidas em uma única existência.” Bem, é isso, um beijo carinhoso e cheio de amor daquela que lhe será eternamente grata.

Contato: creusamota@gmail.com

Rodrigo Taveira

“O processo foi, para mim, a abertura para uma nova realidade, muito além das dificuldades que enfrento no dia-a-dia.

Sempre me senti muito angustiado e com a sensação de que me faltava alguma coisa. Mas, com a ajuda do trabalho proposto por Joana e Fausto, pude perceber o significado disso na minha vida e hoje me sinto livre para escolher entre o sofrimento e a satisfação.

Muitas coisas se resolveram. Outras ainda permanecem, mas, com as ferramentas adquiridas no trabalho, vejo-as de uma maneira diferente e assim encaro a vida de uma forma leve, com disposição e alegria.

Na realidade, esse período de poucos meses que passamos juntos é apenas o início de um processo de transformação, que se consolida a cada momento”.

O Fausto e a Joana são pessoas muito queridas, amorosas, dedicadas, firmes, seguras, que nos conduzem ao nosso espaço interior de uma forma muito profunda. Profundidade, essa é a palavra que resume bem o trabalho desses maravilhosos amigos.”

Contato: rodrigo.taveira09@gmail.com

Katherine Stefânia Pereira

Joana e Fausto são pessoas essencialmente amorosas, sensíveis e ao mesmo tempo muito inteligentes e perspicazes. Seus pensamentos transitam (e se encontram) numa esfera transcendente mostrando uma rara afinidade no campo afetivo e profissional.

Esta sintonia harmoniosa é expressada, por ambos, na competência e sutileza com que direcionam os trabalhos terapêuticos desenvolvidos em grupo e individualmente.

Quem quiser resignificar as experiências vivenciadas no passado, entender seus padrões de atitudes presentes e buscar uma mudança efetiva para o futuro terá em Joana e Fausto parceiros íntegros, experientes, generosos, incomparáveis…

Contato – katherinespereira@gmail.com

Alessandra de Azevedo Pereira

Em 1987 ouvi, pela primeira vez, falar do Processo através de uma pessoa que conheci nas férias e que se tornou minha amiga. Já naquela época fiquei muito curiosa, pois ela era e ainda é uma pessoa muito especial, com uma grande vitalidade, de uma alegria contagiante e com um enorme reconhecimento e gratidão pelas transformações ocorridas em sua vida após o Processo. Muitos anos depois, uma colega de trabalho que também se tornou uma amiga fez o Processo e, nesse caso, pude constatar as mudanças ocorridas, uma vez que a conheci antes de fazê-lo. Não sei que tipo de problemas e dificuldades a levaram a fazer a experiência, mas eu e outros amigos ficamos impressionados com a qualidade e a grandeza das mudanças ocorridas. Era visível! Ela se tornou uma pessoa mais leve, mais alegre, muito mais cheia de vida, mais bonita, mais calma, mais corajosa, muito mais inteira e viva! Aquilo me impressionou muito e reacendeu minha curiosidade e meu interesse. Foi através dessa amiga que conheci a Joana e o Fausto e, movida pelas minhas angústias, inseguranças, medos, frustrações e dificuldades, especialmente no que diz respeito a relacionamentos, decidi procurá-los, pois a vida estava triste e complicada demais! Em 2003, então, finalmente participei de um grupo e essa decisão me transformou profundamente. Sou muito grata a essa experiência, pois hoje sou mais viva, mais inteira, mais amorosa, mais corajosa, mais mulher, mais leve, muito mais em paz comigo mesma, com os outros e com a própria vida. Os desafios e empecilhos continuam obviamente existindo, mas meus recursos para lidar com eles agora estão ao meu alcance, estão disponíveis. A dor e as frustrações certamente continuam fazendo parte da vida, só que não me apego nem fujo mais delas. Sinto-me mais humana e celebro muito mais a minha vida; me amo e me respeito muito mais!

Considero este um trabalho de amor e de libertação, para o qual é necessário que haja coragem e entrega. Sou imensamente grata à Joana e ao Fausto por serem mestres tão amorosos, pacientes e cuidadosos   

Autor: Alessandra de Azevedo Pereira

Contato: alelela@yahoo.com.br

Heloise Cullen

Voltando de um mestrado fora, com uma depressão profunda e um luto mal resolvido de minha mãe, encontrei no processo um lugar onde pude depositar minhas esperanças de sair de algo com o qual já lutava em terapia há anos. Eu estava num limite muito profundo em relação à minha vida, já não acreditava em quase nada. Cheguei ali um trapo de gente, murcha, sem vida, em muito sofrimento. A Joana e o Fausto com seu método terapeutico me ajudaram a entrar em contato com a minha pulsão vital, e só hoje escrevo a vocês porque só hoje consigo ter dimensão da profundidade do que vivi no processo (na época sentia, mas hoje me sinto pronta para falar). Foi o início de um caminho de crescimento sem fim. Hoje me sinto capaz de me dar tudo o que eu necessito, e me vejo como um trabalho bonito e em eterna construção, aceito os altos e baixos da vida, com muita curiosidade e abertura aos desafios. Gostaria que todos os seres humanos tivessem a oportunidade de conhecer estes terapeutas e de ter suas vidas tocadas desta maneira. É uma alfabetização emocional e também um renascimento. Quem já iniciou o caminho do auto-conhecimento sabe que é impossível aprofundarmos sozinhos, entendermos a realidade através de nossas próprias lentes míopes e eu sou profundamente grata de ter tido as melhores ajudas na minha jornada para dentro. Meus “professores de vida”, terapeutas formados e em formação do processo são meus amigos para a vida toda.

Contato @heloisecullen (instagram)

Danielle Macedo Taveira

O Processo, para mim, foi um tempo de descoberta, cura e abertura para o amor. Fiz amigos para a vida toda e me fiz amiga de mim mesma. Não conheço trabalho mais profundo e amoroso que este. Transformações profundas ocorreram em mim e minha visão da vida, das relações e de mim mesma está mais clara e amadurecida. Os desafios continuam, sempre, mas a lucidez é maior. E agora tenho muito mais energia para viver de uma maneira cada vez mais íntegra, congruente e honesta. A felicidade é mérito, é conquista, é escolha. E hoje tenho tido mais momentos felizes. E tenho sido mais humana também, com toda a força e fragilidade que há nisso. Amo Joana e Fausto. Eles são, assim como meus colegas do Processo, companheiros queridos de jornada.

Contato danismtaveira@gmail.com

Karina Barbosa

Cheguei até o processo através da indicação de uma grande amiga que, na época, já havia feito e se beneficiado bastante. Foi um verdadeiro divisor de águas, um maravilhoso renascer. Reencontrei minha essência e, com ela, e cada vez mais, a minha paz. Se hoje estou conseguindo construir uma relação conjugal nutridora e que me enche de alegrias, e se consegui descobrir qual trilha profissional seguir, agradeço novamente (nunca cansarei de agradecer) a vocês, Joana e Fausto, que me conduziram amorosa e firmemente nessa tão essencial jornada rumo ao meu Ser. Obrigada. Amo vocês.

Contato ninnabarbosa@gmail.com

Katia Sisson Fortuna

O Processo foi e é, para mim, um trabalho de transformação. Através desse trabalho reiniciei minha vida com uma nova noção de que ela era realmente minha, que podia, a partir daquele momento, tomar consciência e posse de minha inteligência, do meu amor, da minha sensibilidade, da minha criatividade e do meu corpo! Posso, hoje, me responsabilizar por minhas vontades e discernir o que pode ser real e o que eu quero que seja real!
Redescobrí o amor e a amizade, e principalmente que posso ser feliz!
Encontrei amigos e descobrí a amorosidade, a alegria dos pequenos momentos, o valor da vida, a gratidão que sinto por cada um de meus companheiros de Processo e sua presença e cumplicidade preciosa durante essa jornada!
O Processo me abriu a porta da consciência. E, de que Consciência é um caminho que se percorre com um passo de cada vez todos os dias!
Agradeço, de coração, aos terapeutas, Joana e Fausto, a dedicação, a amizade, a paciência e o amor.

Contato kty.fortuna@gmail.com

Ana Valeria Pontes

Palavras jamais expressarão o que senti durante o processo e o que mudou em mim depois dele. Mas posso dizer que é uma experiência única e uma oportunidade ímpar de entrar em contato com nossos sentimentos e, sobretudo, de ganhar consciência para a vida.

Contato avpontes@gmail.com

Patricia Del Solar

Sobre o processo feito com a Joana e o Fausto, tenho a dizer muitas
coisas… coisas novas a cada dia que vivo e processo mais e mais…
Hoje, digo que não é algo estático que se faz e se completa. É como
uma porta que se abre para dentro de si. Lá, (ou aí), você vai
encontrar elementos que sempre estiveram contigo, mas que você não
sabia e que sempre te influenciaram diretamente. A Joana e o Fausto
são pessoas especiais, que desenvolvem um trabalho de consciência,
libertação e amor. São muito competentes no que fazem. São, pra mim,
como pilares de maturidade e verdade. São também companheiros e amigos
que a vida me trouxe.

O processo mudou minha forma de ver o mundo, de me relacionar, de
olhar as pessoas e a mim mesma. Na verdade, ele me ajudou e ajuda a
mudar tudo isso sempre que necessário; a ser capaz de escolher o que
quero, a cada momento. Me ajudou a perceber que a vida vai além do
que eu imaginava…

O processo é um caminho na direção da verdade, da sua verdade em
comunhão com a verdade do outro. É uma porta que te leva na direção do
real encontro, na direção do amor, da compreensão, da saúde, da
intensidade, da sinceridade e da coragem.

Contato patriciasolar@gmail.com

Patricia Guimarães

O processo foi a melhor experiência que pude viver em minha vida; um resgate de minha essência, do meu bem-estar. Fiz as pazes comigo mesma.
Certamente, posso afirmar que foi um divisor de águas; não existe um dia sequer em que eu não reflita sobre meus erros e fraquezas e em que não me orgulhe de meus acertos.
Hoje, sou uma pessoa mais leve e luto contra as minhas dificuldades pessoais de uma forma mais inteligente. Permito-me amar verdadeiramente e quero curtir as pessoas que eu amo cada vez mais. Aprendi a aceitar as pessoas como elas são e, quando não, me questiono sempre!
Sei que isso é só o começo, mas hoje tenho as ferramentas em minhas mãos para fazer do meu mundo o que eu decidir.
Agradeço aos meus irmãos de coração, que passaram por toda a dificuldade do processo comigo, e principalmente aos queridos Joana e Fausto, que trilharam o caminho do amor e do bem para eu seguir.

Amo vocês do fundo do meu coração.

Contato guimaraespatty@hotmail.com

Zilmara Santos

Para mim, o processo, realizado há treze anos, chegou como um renascimento na minha vida. Eu era uma pessoa que não me entendia e que muito menos podia entender o mundo e de repente me deparei com um novo caminho de esperança e luz, um começo de vida.
Houve dor, tristeza e dúvidas durante o processo, mas foi tudo isso que fez iniciar um amor comigo mesma e com o próprio mundo. Foi o processo que acendeu lá no fundinho a chama de que correr atrás dos meus objetivos, dos meus desejos e dos meus sonhos me faria mais feliz e realizada, e de que era preciso somente fazer a experiência.
Hoje sou grata por ter passado o que passei, de viver o que vivi, pois conheci um trabalho que me proporcionou encontrar novas possibilidades de viver e isto tudo com muita energia, uma energia de muita luz, cumplicidade, lealdade e, acima de tudo, muito amor.
Fico muito grata a todos os meus companheiros de processo, “irmãos para sempre”, e a Joana e Fausto. A todos vocês meu carinho será eterno.
Obrigada pela oportunidade.

Contato zilmaras@gmail.com

Lisa Barbosa

O Processo foi a melhor coisa que já fiz para mim. Definitivamente, não é algo fácil, mas vale o esforço. Divido minha vida em antes e depois do Processo pelo ganho de consciência e pela aprendizagem da quebra de padrões negativos.
O Processo foi o grande divisor de águas da minha vida.

Contato lisabarbosa1@gmail.com

Iredla Regina

Eu sempre soube que havia algo de errado comigo. Eu já havia feito terapias convencionais e o resultado era apenas momentâneo… Com o passar dos dias e o vai e vem dos problemas eu voltava a perceber e sentir algo de errado em mim. Então conheci alguém que tinha um amigo que namorava uma garota e através desta garota, hoje uma grandessíssima amiga, conheci a Joana, o Fausto e ouvi falar do processo e seus benefícios. Achei super interessante e logo me candidatei para o próximo… E no ano seguinte, 2008, apesar de não saber exatamente onde estava me metendo, o fiz. O algo de errado que percebia em mim, foi desmascarado e hoje, com o vai e vem dos problemas é em mim que encontro forças para seguir porque finalmente me aceitei, aprendi a me amar e minha relação com o mundo vem melhorando cada vez mais. O processo, através dos incríveis e tão amados Joana e Fausto, me abriu os olhos, o coração e a alma para mim mesma. Não me abandono mais!!!!!

Contato irfs1979@gmail.com